Revisões para o Teste

. sexta-feira, 30 de abril de 2010
0 comentários



Matéria para o teste de avaliação:
Unidade k1: O Mundo Saído da Guerra (p.8-19)
Unidade k4: Portugal: do Autoritarismo à Democracia (p.84-97)

A Persistência do Autoritarismo

. quarta-feira, 28 de abril de 2010
19 comentários



Documento 1.

Angola, Moçambique e Guiné são províncias de Portugal. OS seus habitantes, pretos ou brancos, são portugueses. De vez em quanto, amigos estrangeiros aconselham-nos a negociar (...). Uma tal negociação equivaleria à capitulação.

Discurso de Marcelo Caetano, 1972


Agora já sabes responder:

1. Refere a frase pela qual Salazar decide reagir aos ataques no Norte de Angola. Resposta da Sara Gonçalves, nº 29 do 9º E).
A frase era “sejam quais forem as dificuldades que se deparem no nosso caminho nos sacrifícios que se nos imponham para vence-las , não vejo outra atitude que não seja a decisão de continuar ”

2. Explica os motivos pelo qual se afirmava que Portugal era um Estado "Pluricontinental e Multiracial". (resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
Em 1955, Portugal tornou-se membro da ONU, e foi-lhe exigido que concedesse autonomia às suas colónias, mas o estado português opôs-se, alegando era um Estado "Pluricontinental e Multiracial". As antigas colónias passaram a ter a designação de províncias ultramarinas, foi revogado o Estatuto dos Indígenas, sendo os habitantes declarados cidadãos portugueses.

3. Comenta a ultima afirmação do documento 1. (resposta do André Aquino, nº4 do 9ºE).
A frase do documento ” Uma tal negociação equivaleria à capitulação”, significa que se Portugal entrasse em negociação com as colónias, estava a ceder os seus direitos de autonomia e de exploração sobre as mesmas.

4. Refere quais foram as cidades do Estado Português da Índia conquistas pelas forças de Nehru em 1961. (Resposta da Mafalda Teixeira, nº 18 do 9º E).
As cidades do Estado Português da Índia conquistadas pelas forças de Nehru foram Goa, Damão e Diu em 1961.

5. Indica três movimentos de libertação das colónias portuguesas e os respectivos lideres. (resposta da Ana Catarina Mendes, nº 1 do 9ºE)
Os três movimentos de libertação das colónias portuguesas são:
- Angola, em 1961 existia a MPLA liderada por Agostinho Neto, UPA/FNLA liderado por Holden Roberto e a UNITA, liderado por Jonas Savimbi.
- Guiné-Bissau, em 1963 existia a PAIGC liderada por Amílcar Cabral.
- Moçambique, em 1964 existia FRELIMO liderada por Eduardo Mondlane/Samora Machel.

Calendário de apresentações dos trabalhos

.
0 comentários


Aqui fica o calendário para as apresentações dos trabalhos.

21 de Maio

American Way of life - G. Barreto, Patrícia, Rita
Milagre Japonês - Ana Marta, Maria Ana e Melissa


27 de Maio
A União Europeia - Pedro Almeida, João Almeida, Ricardo, Filipe.
O fim do modelo soviético - Inês, Bruna, Carolina R
A descolonização - Mafalda, Carolina M, Sara
O terceiro mundo - Joana, Catarina, Ana Mendes
Os novos conflitos - Francisco, Fernando, J. Alves

28 de Maio

Os problemas da Globalização - Rui, Pedro M, Guilherme A
O Domínio da Tríade - André S, Mário, Aquino

25 Abril de 1974

. domingo, 25 de abril de 2010
0 comentários


Faz hoje 36 anos que se deu a revolta militar de 25 de Abril de 1974 que derrubou o Estado Novo e depôs o Presidente da República Américo Tomás e o Presidente do Conselho Marcelo Caetano.

Doutrina Truman

. quinta-feira, 22 de abril de 2010
18 comentários

Leia o documento nº1
A doutrina Truman
Chegara o momento de colocar os Estados Unidos à cabeça do mundo livre. [...] Desejava anunciar ao mundo a posição dos Estados Unidos face ao desafio lançado pelo novo totalitarismo. [...] Doravante, em qualquer parte onde se verificasse uma agressão directa ou indirecta que ameaçasse a paz, a segurança dos Estados Unidos estaria em jogo. "Creio - disse ao Congresso [...] - que os Estados Unidos devem apoiar os povos livres que resistem às tentativas de dominação por parte de minorias armadas ou a pressões vindas do exterior. Creio que devemos ajudar os povos livres a construir o seu próprio destino. [...]"

Henry Truman, Memórias. 1954


Leia o documento nº2
As razões da coexistência pacífica
O vosso vizinho pode agradar-vos ou não. Não sois obrigados a estabelecer relações de amizade com ele. Mas, como viveis ao lado um do outro, que fazer se nem ele nem vós estais dispostos a partir para outra cidade? O mesmo se passa nas relações entre os Estados. Só há duas saídas: ou a guerra — mas é preciso dizer que, no século dos mísseis e da bomba de hidrogénio, a guerra traria as mais graves consequências para todos os povos - ou então a coexistência pacífica. Quer o vosso vizinho vos agrade quer não, não há outra coisa a fazer senão entenderem-se, porque temos apenas um planeta.
Krustchev, Discurso pronunciado em 1959


Agora já sabes responder.
1. Explique no que consistia a Doutrina Truman. (resposta da Ana Marta Nunes, nº 2 do 9º E).
A Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, à escala mundial, que buscava conter a expansão do comunismo, assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista". Esta doutrina propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista.

2. Identifique o país a que Truman refere com sendo o "novo totalitarismo". (resposta do André Aquino, nº4 do 9ºE).
O país a que Truman se refere por “novo totalitarismo” é a URSS.

3. Explique o que consistia o termo " coexistência pacífica". (resposta da Ana Marta Nunes, nº 2 do 9º E).
Analisando esse termo de acordo com as palavras de Krustchev, "coexistência pacifica" significaria uma relação suportada através de diplomacia e de uma não-agressão por parte dos dois países, apesar das diferenças ideológicas entre ambos.

4. Identifique os países que ficaram separados pelo Paralelo 38. (resposta do Ricardo Santos, nº 26 do 9º E)
Os países que ficaram separados pelo Paralelo 38 foram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

5. Identifique o líder cubano que tomou o poder em 1959. (resposta do Guilherme Alves, nº 13 do 9º E)
A Revolução Cubana foi um movimento armado, que levou à derrubada do ditador Fulgêncio Batista em 1 de Janeiro de 1959 por um movimento liderado por Fidel Castro

Plano Marshall

. quinta-feira, 15 de abril de 2010
21 comentários


Leia o Documento nº 1

As necessidades da Europa em alimentos e outros produtos vindos - principalmente da América - excedem de tal modo as suas disponibilidades que ou ela recebe uma ajuda substancial ou enfrentará uma deterioração gravíssima.
A nossa política (americana) não se dirige contra nenhum país, contra nenhuma doutrina, mas contra a fome, a pobreza, o desespero e o caos. O seu objectivo é o renascimento de uma economia produtiva no mundo, de modo a garantir as condições económicas e sociais propícias à existência de instituições livres.

Discurso, George Marshall

Agora já sabes responder:
1. Retira, do documento 1, duas expressões que transmitam as preocupações de George Marshall relativamente à Europa. (Resposta da Mafalda Teixeira, nº 18 do 9º E - Adaptada).
As duas frases são:
- As necessidades da Europa(...)excedem de tal modo as suas disponibilidades que ou ela recebe uma ajuda ou enfrentará uma deterioração gravíssima." e
- "(...) é o renascimento de uma economia produtiva no mundo, de modo a garantir as condições económicas e sociais propícias à existência de instituições livres."

2. Como é que ficou conhecido esta ajuda americana. (resposta do Mário Fernandes, nº 21, do 9º E).
Esta ajuda Americana ficou conhecida como plano Marshall.
O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O plano obteve este nome devido a ter sido da iniciativa do secretário dos EUA George Marshall.

3. Com base na análise do gráfico, descreve o tipo de ajuda prestada pelos Estados Unidos aos vários países europeus. (Respostas Fernando Figueiredo, nº9 do 9º E).
Os EUA davam dinheiro aos outros países de acordo com a quantidade das suas necessidades económicas (Ex:Inglaterra recebe menos dinheiro que a França devido a esta ter sido alvo de batalhas que destruíram cidades como por exemplo a tomada de Cayenne) pois se davam comida não davam matérias-primas e como tal dinheiro era o ideal porque assim o pais poderia comprar o que precisasse.

4. Como se chamavam as instituições soviéticas que também pretendiam ajudar os países do Leste Europeu. (resposta do Guilherme Alves, nº 13 do 9º E)
A URSS rejeitou o plano Marshall, e em 1947 é criado o Kominform, um organismo com sede em Moscovo, que superintendia a acção dos partidos comunistas de todo o mundo.
Em 1949 em resposta ao plano Marshall, a União Soviética instituiu o Comecon, com o objectivo de incentivar a cooperação económica com os novos estados comunistas. Consolidava-se assim o bloco de leste, chefiado pela URSS.


3º Período

. domingo, 11 de abril de 2010
0 comentários


Amanhã tem início o 3º período e todos têm de dar o máximo para concluírem o 9º ano.

Todos têm de continuar a trabalhar e aqueles cujos resultados não foram positivos no 2º período têm de demonstrar que devem transitar para o Secundário.

Bom Trabalho

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue