II Guerra Mundial

. quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
14 comentários



Agora já sabes responder.
1. Explica porque motivos Pablo Picasso pintou Guernica. (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª).
O governo da republica espanhola encomendou a Pablo Picasso (que vivia em França á muitos anos já é que por sua vez também já era reconhecido como um dos maiores pintores mundiais), um quadro de grandes dimensões para a Exposição Internacional de Paris de Junho 1937.
Pelo que consta o pintor não se sentia muito inspirado até começar a ler nos Jornais o que tinha acontecido no norte de Espanha a 26 de Abril do mesmo ano.
A aviação alemã bombardeou a cidade de Guernica com toneladas e toneladas de bombas, restaram poucos edifícios e os sobreviventes conseguiam contar cerca de 1500 mortos e de 900 feridos.
Picasso ao saber desta noticia ficou bastante emocionado e revoltado ao mesmo tempo. Começou imediatamente a sua pintura e em pouco mais de um mês com ritmo acelerado produziu uma grande obra prima que ficou, como esperado, reconhecido a nível internacional. Picasso chamou-lhe Guernica, o nome da povoação massacrada. Para concluir resta-me dizer que Pablo Picasso criou não só uma grande obra prima como uma grande obra contra a guerra e contra a violência.


2. Indica quais foram os antecedentes da II Guerra Mundial. (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª).
Os antecedentes da II Guerra Mundial foram o enorme descontentamento alemão pelo Tratado de Versalhes, Hitler abandona a sociedade das nações que era uma sociedade que queria manter a paz mundial portanto se abandona-a esta a demonstrar que está pronto para a guerra. Depois a politicas expansionistas, da Itália que conquistou a Etiópia, do Japão que conquistou a Manchúria e a da Alemanha que queria reaver os territórios que eram seu antes de 1919 e ainda a guerra civil de Espanha que opunha republicanos a nacionalistas que eram apoiados por corporações de vários países. 

3. Indica como se processou a expansão territorial alemã nos anos 30. (resposta do André Pereira, nº 3 do 9º 5ª).
A expansão territorial alemã deu-se por vários motivos: a necessidade de defesa da raça alemã, a necessidade de espaço e também a necessidade de lutar, que consistia em rearmar o exército, marinha e a força aérea. Queria ser também a 1ª a iniciar o conflito. O inicio da expansão deu-se em Março de `38 quando a Alemanha anexou a Áustria. Logo a seguir em Outubro desse mesmo ano anexo o país dos Sudetas. 1 ano depois anexou a Checoslováquia e uns meses depois (em Setembro) atacou a Polónia. Diz-se que foi a partir desse ataque à Polónia que realmente começou a II guerra mundial.

4. Identifica a cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu  território. (resposta da Sílvia Ribeiro, nº19 do 9º5ª).
Desde sempre que a cidade Dantzig foi disputada pela Rússia e pela Polónia e depois, já no século XX pela Alemanha e pela Polónia. Actualmente e parte integrante do território Polaco.

PPT Estado Novo

.
0 comentários

Tal como prometido aqui fica o ppt sobre o Estado Novo.


Estado Novo

. quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
18 comentários



Agora já sabes responder.
1. Identifica a lei que marcou o início do Estado Novo (resposta da Rute Kittler, nº 17 do 9º 5ª).
A lei que marcou o início do Estado Novo foi a Constituição de 1933, que foi aprovada através da votação dos eleitores. Com a Constituição continuavam a ser reconhecidos os direitos e liberdades do cidadãos, incluindo a liberdade de expressão e reunião. Com a nova Constituição o poder legislativo pertencia à Assembleia Nacional e o poder executivo pertencia ao Presidente da República e ao Governo. Com isto terminou a Ditadura Militar e deu-se início ao Estado Novo.

2. Refere qual era o slogan que definia a trilogia nacional (resposta da Sílvia Ribeiro, nº19 do 9º5ª).
A Trilogia da educação nacional era “Deus, Pátria e Família”. Estava escrita em cartazes de série “A lição de Salazar”, que se encontravam nas salas de aulas das escolas primárias espalhadas por todo o país.
A Trilogia pretendia reforçar a ideia de Portugal como uma nação profundamente católica, pretendia também enaltecer o patriotismo e finalmente, considerar a família como núcleo de base e estrutura fundamental da sociedade portuguesa.


3. Refere quem foi o mentor da construção do Estado Nacional (resposta da Sílvia Ribeiro, nº19 do 9º5ª).
O mentor da construção do Estádio Nacional foi o Ministro das Obras Públicas e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Engenheiro Duarte Pacheco.
O projecto foi do arquitecto Jacobetty Rosa. Com o Estádio Nacional, o Estado Novo passava a ter um enorme palco, que serviria para eventos desportivos, mas também, para grandes manifestações de apoio ao regime.


4. Como foi caracterizado Salazar e o Marechal Carmona (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª).
Salazar foi chamado de chefe, campeão da pátria era o atleta número um daquele evento desportivo. E Carmona foi conhecido por sua Exa. o chefe do estado encarnação vulnerável das virtudes nacionais e arbitro dos destinos da nação na competição da historia.

5. Já agora, qual foi a primeira final da Taça de Portugal realizada no Estado Nacional (resposta da Lumena Tavares, nº 13 do 9º 5ª).
O Estádio Nacional, foi inaugurado a 10 de Junho de 1944. A primeira final da Taça de Portugal disputado no Estádio Nacional teve lugar a 30 de Junho de 1946, colocando frente-a-frente o Sporting e o Atlético. Nesta final, o Sporting saiu vencedor, vencendo o Atlético por 4 – 2. Quem marcou os golos para o Sporting foi Sidónio, o Albano e o Peyroteo que marcou 2 golos. Quem marcou os golos para o Atlético foi o Simões e o J.Marques.

Revisões para o teste

. quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
0 comentários





On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue